sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Aviso sobre emails exagerados de desmoronamentos em Jaraguá do Sul

Liguei pra rádio Jaraguá, falei com o Sr. Jota lá e ele me informou que sim, que houve um debate ontem com especialistas no caso mas nenhuma das informações que estão sendo enviadas por e-mail é verdade.
Existem rachaduras na terra que almentam o risco de deslizamento, mas a defesa civil está tomando providências para que essas áreas sejam evacuadas e interditadas.
Realmente a situação do Molha é a de mais risco, mas todas as providêncisa já estão sendo tomadas e a área está em constante observação. Em relação às proximidades do Posto Cidade da Walter Marquardt, hove um pequeno deslizamento e a defesa civil interditou uma grande área em volta para que não haja furo de interdição por alguns motorista e moradores. É uma medida preventiva somente.
O pessoal da Rádio Jaraguá pede para que se os moradores souberem de algum deslizamento, por menor que seja, que liguem para a Defesa Civil ou até a rádio, para que se tomem providências. Não que se deixe desmoronar, como aconteceu no Posto Cidade, o Sr. Jota me informou que o morro cedeu 5 metros durante o dia de ontem e os moradores não avisaram as autoridades.

Antes de repassaem essas informações, verifiquem a sua veracidade, para que não haja pânico sem necessidade.
E quem escreveu esse texto que assinasse.

Tyara Caroline Gaedtke

------
Informação urgente de um debate que teve com especialistas do ramo
Fazem 17 semanas que está chovendo em Jaraguá do Sul, o estado dos morros está de alto risco.

Ontem em um debate na rádio Jaraguá, Engenheiros e autoridades locais, afirmaram ser possível uma catástrofe na cidade. Segundo os mesmos, os morros que cercam a cidade estão em risco de ruir, até mesmo o morro da antena. Há uma ordem para que toda vez que chove, a Walter Marquardt seja interditada, e só volte a ser liberada após uma hora sem chuva. As casas que cercam o posto cidade na Walter, foram interditadas e seus moradores tiveram que deixá-las. Segundo a defesa civil, no dia de ontem, o morro cedeu 30 cm , e o risco é alto de vir abaixo. Outro lugar que preocupa é o Rio molha, outro morro que fica no local, está comprometido e se vir a ruir chegará até ao Rio e interrompirá o fluxo de água, sem falar nas centenas de mortos.

Ou seja, poderá ser uma das maiores catástrofes já vistas. A explicação? 17 semanas chovendo, a água já penetrou até a base das montanhas, o solo está se desmanchando, rachaduras ajudam a penetração da água. Palavras de Engenheiros e da Defesa Civil de Santa Catarina.

Torcemos para que a chuva pare, ou ao menos que não chova forte.

Um comentário: