quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Papel no Vaso ou na Lixeira !?

No começo, ninguém jogava Papel Higiênico no vaso sanitário. Uns porque os pais ensinaram que não podia, outros porque, simplesmente, não tiveram a idéia. Porém há alguns anos tivemos mudanças nas tubulações e ficou meio que 'liberado' o lance de jogar papel no vaso sanitário, pois não entupiria mais. Só que daííí, muita gente já se folga e começa a jogar de tudo, qualquer lixo, absorventes, camisinha, etc... E outra, isso é para CASAS. Em apartamentos, ou seja lá qual for o prédio, a situação é diferente, a possibilidade de se entupir é bem maior. Portanto, se você mora em um apartamento, ou trabalha em algum prédio. Jogue o papel na Lixeira.

Clique LeiaMais. Artigo sobre o assunto.

Temos observado ao longo do tempo que, muitos problemas acontecem nos prédios de apartamentos, no que tange a obstrução dos canos de esgoto que causam refluxos que é o retorno de detritos aos apartamentos através dos ralos, pia, lavatórios e até nos vasos sanitários situação desagradabilíssima e muito constrangedora, uma vez que além da sujeira o odor fétido( que não poderia ser diferente) é insuportável. Isso pode ser evitado com manutenção e principalmente, com cuidado e precaução por parte de cada condômino, como?

Deixando de jogar na pia, restos de alimento, folhas de verduras, cascas de legumes, gordura e etc. Deixar de lavar escovas de cabelos no lavatório e no Box do chuveiro, recolher o cabelo que cai, para que ele não entre no ralo; não jogar papel higiênico dentro do vaso sanitário, bem como absorventes, preservativos e outros detritos; também é importante periodicamente proceder limpezas em todos os ralos, fazer manutenção nas torneiras e registros existentes no apartamento, são atitudes simples que podem evitar transtornos desagradáveis.

É muito comum quando ocorre refluxo, a empresa encarregada de proceder a desobstrução, encontrar: pedaços de plásticos, buchas de pia, “maços” de cabelo, talos de verduras, cascas de alho e cebola, “bolas” de papel higiênico, grampos de cabelo, e crostas quase irremovíveis de gordura. Isso porque, não estamos acostumados a separar as coisas, por exemplo: colocar em um recipiente próprio para gordura usada e, posteriormente entregar ao serviço de limpeza do prédio, os demais detritos devem ser colocados no lixo, uma solução singela, barata e higiênica é ter um recipiente para acomodar todo o lixo do apartamento, e outros de tamanho pequeno forrados internamente com um “saquinho de lixo” nos seguintes lugares: em cima da pia da cozinha, perto do tanque, do lavatório, do box do banheiro e ao lado do vaso sanitário, pronto, estaremos certamente prevenindo e, conseqüentemente evitando, as situações de refluxo.

Imaginem se todos, mas principalmente os que moram em prédios de apartamentos, tomarem essas simples medidas? Dificilmente haverá “dor de cabeça” com refluxos de esgoto, dentro dos apartamentos, entendemos que o esgoto serve para desprezar servida e, não detritos de toda sorte como comumente acontece.

* Advogada - especialista em Direito Civil e Imobiliário e Corretora de imóveis.


.BejAbraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário