Aewwww galera, ta aí mais umas diquinhas sobre o mundo dos vinhossss . . .
QUANTO MAIS CARO, MELHOR?
Mito. Vinhos de países "emergentes", como Chile e Argentina, têm qualidade muitas vezes superior à de um mesmo vinho produzido na Europa; e mesmo em países como a França há pequenas regiões que, por não terem entrado na "moda", têm bons preços.
QUANDO NÃO SE DEVE COMPRAR?
O ideal seria evitar vinhos que ficam em pé nas prateleiras, mas é quase impossível. Fuja quando a rolha estiver saltada ou houver sinais de vazamento, como rótulos manchados ou escorridos. Brancos secos com cor dourada podem estar oxidados.
QUE TIPO DE VINHO SOFRE MENOS ALTERAÇÃO?
Tintos costumam ser mais resistentes a problemas com transporte, manuseio e exposição inadequada em locais de venda. Doces e fortificados também sofrem menos. Os mais sensíveis são brancos leves e com menor teor de álcool, como o vinho Verde.
O QUE GARANTE UM BOM PRODUTO?
95% a qualidade da uva. Boas vinhas dependem de solo pouco fértil e ótima drenagem, insolação perfeita durante o período de maturação da fruta e ausência de chuva na época da colheita. Quanto menor a produção de uva, maior a qualidade. Os 5% ficam por conta dos cuidados do enólogo durante o processi de vinificação.
COR E FORMATO DA GARRAFA INFLUENCIAM, E A ROLHA?
Não, mas a garrafa escura protege o vinho da luz, dizem os especialistas. Já a rolha é fundamental para garantir a vedação permanente necessária ao envelhecimento, por isso, vinhos com tampas de rosca têm imagem negativa.
POR QUE ALGUNS RÓTULOS DÃO ÊNFASE À REGIÃO OU À ESPÉCIE DE UVA E OUTROS PRIVILEGIAM A MARCA?
Regiões consagradas como Bordeaux, Borgonha e Champagne (França), Barolo e Chianti (Itália) e Rioja (Espanha) acabam funcionando como marketing, principalmente para produtores medíocres. Hoje, a tendência é ostentar o nome da uva, prática muito adotada pelos países do Novo Mundo e agora copiada até pelos franceses. Já as marcas que viram grife dispensam esse tipo de informação.
O MELHOR VINHO DO BRASIL É INFERIOR A UM MEDIANO DE PAÍSES COM MAIS TRADIÇÃO?
Não necessariamente. Segundo Josimar Melo, pode ser equivalente, mas provavelmente custará mais caro. Para outros entendidos do assunto, o produto brasileiro é inferior aos grandes vinhos produzidos no Novo Mundo (EUA, Canadá. América do Sul, Austrália, Nova Zelânida e África do Sul). Para outros, ainda, há vinhos brasileiros que podem ser melhores que os medíocres italianos e franceses e o mlhor "custo benefício" hoje está nos vinhos argentinos.
VALE A PENA COMPRAR VINHOS CHILENO, ARGENTINO E AUSTRALIANO QUE OFERECEM PREÇOS MELHORES QUE OS PRODUTORES TOP, COMO A FRANÇA, ITÁLIA, ALEMANHA?
Alguns acham que sim e dizem que França e Itália oferecem ótimos vinhos com preços inferiores a chilenos, argentinos e australianos. Acima de US$ 10, todos os países podem competir, dizem.
COMO ARMAZENAR?
Com a garrafa deitada, para manter a rolha úmida e inchada, impedindo a passagem de ar ou de microorganismos daninhos. O lugar dever ser fresco, protegido de luz e calor.A temperatura ideal varia entre 11º e 15º C.
.BejAbraço.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Mais diquinhas ! ! !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário